Programação

  •  

    Redes sociais a favor da aprendizagem


    Conheça a melhor forma de interagir nas redes sociais e saiba como o Facebook, o Twitter, o Whatsapp ou google+ podem ser aliados do processo de aprendizagem .

     

    Você já utilizou  fazer uso dessas redes sociais com seus alunos disponibilizando materiais de apoio ou promovendo discussões online?

    As redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e a sua usabilidade permitem interações proveitosas no  trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Assim, surge uma questão: como agir na interação?

    Bons exemplos por parte dos professores é muito importante. Os cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer erros de ortografia até não colocar fotos comprometedoras nos álbuns.

    Cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados precisam ser alinhados:

     

    1. Fazer a mediação de grupos de estudo

    Convidar os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes, pode ajudar a diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes, de acordo com os conteúdos curriculares trabalhados e planejados para cada série. Os grupos no Facebook, podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre professor e estudantes, lembrando que você professor é o mediador dessas discussões tendo o papel de orientar os alunos. Todos os participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links interessantes ou páginas de instituições que podem ajudar em seus estudos.

    2. Disponibilizar conteúdos extras para os alunos

    As redes sociais permitem compartilhar com os alunos materiais diversos, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro, assuntos que envolvam o trabalhado em sala de aula, de forma complementar. Esses recursos de apoio podem ser disponibilizados no Facebook, Twiter, Whatsapp ou Google+, observando o mais adequado para este compartilhamento.

    3. Promover discussões e compartilhar bons exemplos

    A utilização da internet com suas redes sociais promovem debates interessantes sobre temas do cotidiano ampliam o senso crítico nos alunos incentivando os  tímidos a demonstrarem  opiniões. Perguntas em notícias vistas nas redes, pode ser uma forma de mantê-los  com as atualidades, sempre cobradas nos vestibulares.

    4. Elaborar calendário de atividades

    No Facebook, ferramentas como "Meu Calendário" e "Eventos", são utilizadas como instrumento de divulgação de eventos, também utilizados como lembrete aos alunos sobre as entregas de trabalhos e avaliações.

    5. Organizar um chat para tirar dúvidas

    Usar o Facebook, o Google Talk, ou Whatsapp para conversar com a turma. Neste chats para tirar dúvidas online não há necessidade do deslocamento físico. Uso da “netqueta” - Este "código de conduta" deve acontecer para evitar ruídos  na  comunicação. Os próprios usuários    vão    sinalizar            os comportamentos inadequados caso venham a  ocorrer. Baseado no texto

    “ Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem” de Daniele Pechi - Revista Nova Escola - Outubro 2011.