Programação

  •  

    Entenda o que são os cursos livres

    Chega uma hora em que não dá mais para protelar: a gente se forma na faculdade, consegue um emprego na área, mas com o passar dos anos vamos percebendo que nossa profissão exige outras habilidades, que o mercado de trabalho dá mais oportunidades para quem procura se atualizar… Enfim, que está na hora de evoluir.

    Mas é aí que também que surgem algumas dúvidas. Voltar às cadeiras da faculdade e tentar outra graduação? Quem sabe uma pós-graduação? Um curso técnico ou profissionalizante? A distância?

    Se nenhuma dessas opções te interessa ou não se encaixam na sua realidade atualmente, continue lendo este texto, pois vamos explicar o que são os cursos livres e como eles podem te ajudar a se manter atualizado, crescer na carreira e até conquistar a sonhada independência financeira.

    O que é um curso livre?

    Os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional. Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), têm base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. Vale lembrar que o MEC só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas, o que não desqualifica a modalidade livre.

    Esse tipo de curso tem duração variável, que vai desde algumas horas até alguns meses, e não exige comprovação de escolaridade anterior. Os certificados de conclusão são emitidos pelas próprias instituições que oferecem os cursos, mas nada disso quer dizer que os curso livres dispensam os critérios acadêmicos utilizados nas modalidades da educação superior.

    Além disso, muitos dos cursos livres são preparatórios para certificações oficiais de empresas com AdobeMicrosoft, CISCO e outras.

    Pra quem é mais indicado?

    Os cursos livres são mais indicados para os profissionais que desejam qualificação em um período mais curto, sem fazer tanta questão de um diploma. São ideais para quem está a procura de uma especialização rápida e acessível financeiramente, para quem está iniciando no mercado de trabalho ou para quem quer simplesmente aperfeiçoar um conhecimento ou aprender algo novo.

    Por ter menos exigências que uma pós-graduação, por exemplo, o aluno de um curso livre precisa ser mais organizado e disciplinado.

    O que difere os cursos livres dos demais?

    A primeira diferença é que os cursos técnicos, profissionalizantes e pós-graduações precisam de autorização do MEC para funcionar e devem se adequar a exigências como carga horária e eixo temático. Os cursos livres, ao contrário das outras modalidades, não exigem idade mínima e o aluno só precisa ter terminado o ensino fundamental para se matricular.

    A modalidade livre também é mais rápida e direcionada que as outras, além de tratar as disciplinas de forma bem especifica. Vai direto ao ponto, entende?

    As opções de cursos livres são diversas. De Secretariado, Língua Estrangeira e Segurança até Pesca e disciplinas de Odontologia e Web design.

    Por fim, outra diferença é que o diploma de curso técnico confere título e o da modalidade livre não. Isso quer dizer que os órgãos que regulamentam as profissões não reconhecem um curso livre como habilitação profissional, somente para capacitação e atualização.

    Quais as vantagens dessa modalidade?

    Os cursos livres oferecem diversas vantagens. A primeira e, talvez, a mais importante, seja o período de duração. É possível aprender sobre um assunto sem ter que perder tempo estudando disciplinas que não interessam à sua profissão.

    Muitas vezes, essa modalidade é oferecida a distância, em cursos online, o que também traz vantagens, como economia de tempo, mensalidade mais acessível, flexibilidade para fazer e entregar atividades e avaliações e, é claro, a chance de assistir às aulas mais de uma vez.

    Viu como os cursos livres são ótimas opções para sua carreira? Se achou a ideia interessante, comente e aproveite para indicar outros temas que você gostaria de ver por aqui!

    Fonte:http://www.impacta.com.br/blog/2017/01/16/entenda-o-que-sao- os-cursos-livres/
    http://www.impacta.com.br/blog/author/redacao/
    Acesso em 03/08/2016.

    Dicas de links para cursos livres

     

    1 – FGV Online 

    A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de     diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

    2 – Fundação Bradesco
    Escol@ Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância – via Internet e semipresenciais. 

    3 – SESI
    O portal do Sesi Paraná disponibiliza grande quantidade de cursos online gratuito.

    4 – SENAI
    O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem     já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais.

    5 – Rede SENAI
    Confira os treinamentos disponibilizados pelo Núcleo de Educação a Distância por modalidade de ensino.

    6 – SEBRAE
    São mais de 30 cursos gratuitos com tutoria.

    7 – CIEE
    São mais de 35 cursos online grátis. Para acessar os cursos é preciso se cadastrar.

    8 – SENAC
    O PSG oferece, vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada.

    9 – Prime Cursos
      Empresa especializada em ensino a distância. A escola se transformou rapidamente em uma referência no Mercado Virtual graças ao seu pioneirismo no             desenvolvimento de cursos e-learning.

    10 – Cursos Online SP
    Oferece mais de 150 Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos e de alta qualidade.

    11 – Learncafe
    Inovador portal de ensino à distância, que visa conectar alunos e professores em um único ambiente de ensino.

    12 – Veduca
    Empresa cujo propósito é levar o ensino superior de alta qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.

    13 – Eduk.me
    O site tem o objetivo de ensinar de forma simples e prática como se constroem sites para a internet.

    14 – Buzzero
    Portal de ensino a distância que possibilita qualquer pessoa aprender e ensinar.

    15 – Iped
    A empresa tem a missão de promover a educação de maneira democrática levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas do conhecimento.

    16 – Porto Gente
    Ofertar cursos online voltados aos mercados de Logística, Transportes, Comércio e Turismo, viabilizando o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, contribuindo para um mundo mais ágil.

    17 – Intel
    Next Generation Center é um site onde você pode encontrar os cursos online grátis com certificado oferecidos pela Intel.

    18 – Senar
    Intuito de contribuição com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e consequentemente aumentar a rentabilidade dos seus negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

    19 – Hospital Albert Einstein
    São mais de 80 cursos online totalmente gratuitos oferecidos por uma dos melhores hospitais do país.

    20 – UNB
    Oferece curso de graduação a distância com certificado

    21 – BMF&Bovespa
    Site de capacitação, a formação e a especialização de profissionais do mercado financeiro que trabalham em corretoras, em bancos, fundos de
    investimento e em empresas.

    22 – Senado Federal
    Site de cursos para servidores do legislativo e população em geral. Seus cursos, materiais didáticos e conteúdos especiais já podem chegar a todos os municípios brasileiros.

    23 – USP
    Oferece dois cursos de graduação online com certificado.